As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na aprendizagem



TDICs no contexto do ensino aprendizagem

Já há um consenso na sociedade que as TDICs - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação tiveram seu uso intensificado ao longo das últimas décadas. Porém com a pandemia do covid-19 ampliou-se a abrangência dos afazeres com o uso de ferramentas tecnológicas. Tudo isso alterou mais ainda as formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e até de aprender. As tecnologias digitais da informação e comunicação nos oportunizam incorporá-las em nossas práticas docentes. Podemos promover novas dinâmicas no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim um dos componentes na estratégia de elevar o interesse dos Estudantes e mantê-los engajados nas propostas educacionais da escola. 
 

A BNCC orienta que os estudantes aprendam a desenvolver as TDICs 

A BNCC - Base Nacional Comum Curricular destaca na competência geral 5 cinco que a escola deve apresentar em sua proposta curricular as orientações didático pedagógica e as condições tecnológicas que possibilite o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal - presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados - como de forma direcionada - tendo como desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais.

 “ Compreender utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica significativa reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva “ (BNCC, 2018) 

As Escolas de todas as etapas terão que inserir as TDICs em suas propostas curriculares  

Para as escolas que desejam, ir além do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação limitadas a condição de suporte pedagógico. E buscam construir um currículo escolar com propostas pedagógicas que contemplem o uso ativo das TDICs. O Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) elaborou e disponibilizou de forma aberta e gratuita Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (2018) Que prever eixos conceitos e habilidades alinhadas à BNCC e voltadas exclusivamente para o desenvolvimento de competências de exploração e de uso das tecnologias nas escolas, além de propor uma reflexão sobre os usos das TDICs.

O Centro de Inovação para Educação Brasileira ( CIEB) elaborou e disponibilizou de forma aberta e gratuita Currículo de Referência em Tecnologia e Computação (2018) Que prever eixos conceitos e habilidades alinhadas à BNCC e voltadas exclusivamente para o desenvolvimento de competências  de exploração e de uso das tecnologias nas escolas, além de propor uma reflexão sobre os usos das TDICs.

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